Institucional

Acessos: 4041


O ITeB - Instituto Tecnológico da Borracha é uma instituição de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica sem fins lucrativos que visa mobilizar recursos não reembolsáveis dos fundos setoriais - como o Verde-Amarelo e o CT-Agro - para aplica-los nos projetos de P&D das empresas associadas, junto com a sua contrapartida.

Recursos

Seus recursos básicos de manutenção vêm de apoio institucional (bolsas), taxas de gestão de projetos aprovados por fundos setoriais e outras fontes (FINEP, CNPq etc) que administra e eventuais remunerações de sucesso de pesquisa.

Foco

O foco dos projetos de inovação tecnológica é, preferencialmente, do tipo “me too”, para novos produtos e processos.

Mercado

O ITeB visa o mercado interno, principalmente pela substituição de importações, e o mercado externo, pela via da competitividade.

Programas de P&D

Os programas de P&D são realizados sempre em parceria com uma ou mais empresas associadas. A execução dos programas de P&D é pela via da articulação entre os diversos agentes, desde o laboratório universitário conveniado para a eventual pesquisa até o laboratório de testes e ensaios (ex.: INT e IPT), passando pela formulação, pelo projeto de engenharia de processo, pela fabricação piloto, projeto e construção de dispositivos e equipamentos, fabricação em pré-série e ensaios finais.

Compromisso

Ao ITeB cabe a gestão integral dos projetos - por meio da administração dos recursos repassados por fundos setoriais ou da Lei no 10.332 - bem como da contrapartida das empresas associadas parceiras e a prestação de contas e o relatório técnico final.

A atividade do ITeB enseja um novo e importante mercado de trabalho para pesquisadores, tanto pela formação da sua própria equipe, quanto pela demanda decorrente de se formarem interfaces nas empresas associadas que sejam parceiras em programas de Pr.

Objetivo

Estimular, fomentar e promover pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica para as atividades da indústria da borracha.

Abranger, sem limitar, a cultura e o beneficiamento da borracha natural, seus aditivos - como equipamentos e dispositivos de fabricação, desenvolvimento e controle de processos e de produtos - e outras fases da Cadeia Produtiva da Borracha Natural.

Usar o projeto para integrar programas de pesquisa científica e tecnológica entre universidades, centros de pesquisas, setor produtivo, e consumidor final, em qualquer região do território nacional.

Histórico

O ITeB - Instituto Tecnológico da Borracha foi fundado no dia 22 de outubro de 2004, motivado pelas necessidades setoriais apresentadas pela ANFAB - Associação Nacional dos Fabricantes de Artefatos de Borracha, com o apoio institucional da FIRJAN - Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro e do SEBRAE/RJ - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro.

Foi constituído no formato de um “Wall-less Institute”, modelo implementado no Brasil por iniciativa da Protec - Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica, sendo reconhecido pelo MCT - Ministério de Ciência e Tecnologia como uma ETS - Entidade Tecnológica Setorial, integrando a RETS - Rede de Entidades Tecnológicas Setoriais.

Ferramentas

bnr 180x150 calc 1
imgcartao