Projetos

Acessos: 5615


01- Projeto de desenvolvimento de seringueiras nas regiões Sul Fluminense e Médio Paraíba
Implantação de jardim clonal e viveiro de Hevea brasiliensis (seringueira) na região de Silva Jardim visando revitalizar a heveicultura no Estado do Rio de Janeiro (verba da FAPERJ, por meio do MCT - Ministério da Ciência e Tecnologia).

02- Projeto Revitalização da Heveicultura no Estado do Rio de Janeiro
Consolidação do projeto de revitalização da heveicultura carioca por meio de um Programa Estratégico Governamental amplo e abrangente que tenha o objetivo de implementar um sistema agro-florestal. O projeto visa a fixação do homem no campo e seu desenvolvimento sustentável - incluindo sua capacitação em técnicas de eco-agricultura (e.g. leguminosas, frutíferas e oleaginosas), consorciadas à seringueira - cultura que garantirá a perenidade deste programa e, conseqüentemente, o desenvolvimento sócio-econômico do Estado, contando com parcerias de iniciativas privadas engajadas em responsabilidade social.

03- Centro de Desenvolvimento Sustentável de Barra do Piraí-RJ
Estabelecimento do Centro de Desenvolvimento Sustentável na região de Barra do Piraí-RJ para a capacitação do produtor rural nas técnicas da eco-agricultura (dentro do Projeto Revitalização da Heveicultura no Estado do Rio de Janeiro).

04- Plantação Modelo
Implementação de uma plantação modelo na região de Barra do Piraí-RJ para a aplicação de tecnologias de base ecológica e sustentável, apropriadas para a agricultura familiar.

05- Consorciamento
Empregar o conceito de consorciamento da seringueira com outras culturas visando o mercado diferenciado de “orgânicos”.

06- Metodologia para quantificar o carbono seqüestrado
Apresentar uma metodologia para mensurar o carbono seqüestrado por meio de florestamento/reflorestamento em um sistema agro-florestal sustentável, tendo como base a cultura da seringueira, nos moldes do MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) e com as premissas de adicionalidade necessárias à elegibilidade do projeto para submissão ao Conselho Executivo do Tratado de Kyoto.

07- Construção de usina de beneficiamento de borracha natural
Construção de uma usina de beneficiamento de borracha natural no Estado do Rio de Janeiro para agregar valor ao látex natural proveniente de plantações locais.

08- Construção de usina de reciclagem de borracha
Articular o desenvolvimento de uma usina de reciclagem de borracha no Estado do Rio de Janeiro visando soluções eco-eficientes para as empresas e para os municípios do Estado.

09- Otimização de processos
Otimização dos processos operacionais e funcionais das empresas associadas.

10- Introdução da cultura da Guayule
Introdução da cultura do guayule (Parthenium argentatum Gray) no Norte Fluminense, com a cooperação técnico-científica da UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense.

11- Incorporação de resíduos de borracha
Articulação no projeto de incorporação de resíduos de borracha na composição do asfalto.

12 - Produção de artefatos de borracha
Produção local de artefatos de borracha para uso nos processos de perfuração e transporte de petróleo.

13- Revitalização do extrativismo
Assessoria tecnológica à FUNTAC - Fundação Tecnológica do Acre no projeto que integra a revitalização do extrativismo da borracha natural, o beneficiamento do látex in natura e a construção e implementação de uma fábrica de artefatos de látex no Estado do Acre.

14- Projeto ITeB-SEBRAE
Com a demanda mundial de borracha natural aumentando anualmente, a produção existente já não consegue atender toda a procura pela a matéria-prima. Este projeto foca na implementação de seringais no Estado do Rio de Janeiro, que conta com 45% de terra apta para o cultivo de seringais que, se aproveitadas, poderão trazer melhorias na economia, meio-ambiente e sociedade. Um projeto ITeB em parceria com o SEBRAE-RJ e SEBRAE Nacional.

 

Ferramentas

bnr 180x150 calc 1
imgcartao