Selo Seringueira Ambiental

Acessos: 1415


O Selo Seringueira Ambiental serve para identificar as empresas, instituições e demais entidades, em suas diversas formas jurídicas, que investem em ações de responsabilidade sócio-ambiental, num empreendimento que também tem um forte impacto sócio-econômico para o País - a revitalização da heveicultura. Atesta que a aquele bem, serviço, atividade ou instalação está “em dia com o planeta” e contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida na Terra.

 

Logo Novo do Selo Seringueira Ambiental
Selo Seringueira Ambiental

 

A proposta de revitalização da heveicultura foi apresentada inicialmente na ECO-92 pelo Dr. Mário Ramos e vem sendo o principal projeto do ITeB nos últimos anos, contando com o apoio do Fórum de Mudanças Climáticas da FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), bem como do SEBRAE/RJ (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro).

A iniciativa é fundamentada no fato de que o plantio de seringueira é uma alternativa socio-econômica atrativa, não somente aos grandes empreendedores rurais, mas também aos pequenos e médios produtores - uma vez que gera emprego e renda o ano inteiro, de forma perene e com boa rentabilidade, reduzindo o êxodo rural. A atividade oferece importantes vantagens sócio-ambientais, removendo da atmosfera o dióxido de carbono (CO2) - que é um dos principais Gases do Efeito Estufa (GEE's), armazenando o Carbono (C) na biomassa da planta e liberando o Oxigênio (O2).

O potencial de fixação de carbono da seringueira pode chegar a 1.019,1 tCO2e/ha, caso seja contabilizada a substituição da borracha sintética pela natural (FERNANDES, 2003).

O Selo Seringueira Ambiental foi desenvolvido para aplicação em embalagens, manuais, materiais promocionais, materiais impressos timbrados, em comunicação eletrônica e em peças de comunicação impressas e eletrônicas.

 

 

Ferramentas

bnr 180x150 calc 1
imgcartao